Nota de Repúdio contra o Pe. Matheus Réus dos Reis da Paróquia João Paulo II de Sombrio-SC
O SINASEFE, representado pela Seção Sindical Santa Rosa do Sul, vem através desta nota manifestar seu repúdio diante das declarações mentirosas e discriminatórias do Padre Matheus Reús em sua homilia datada de 10 de setembro de 2023 na cidade de Sombrio -SC.
É importante esclarecer que não promovemos militância em sala de aula. Não pregamos o ateísmo nem perseguimos os cristãos, o que seria uma forma de intolerância religiosa. Nossos estudantes contam com diversos recursos, como ouvidoria, corregedoria, procuradoria, psicólogos e assistentes sociais, para denunciar qualquer comportamento inadequado nesse sentido.
Somos a escola de Santa Catarina que mais envia estudantes para a UFSC, percentualmente, assim como também para outras Universidades brasileiras de renome. Nossos alunos estão distribuídos em diversas universidades, trilhando caminhos de sucesso em suas carreiras. Recebemos avaliações positivas dos órgãos de controle e estamos em constante aprimoramento para melhorar nossos resultados. Isso é comprovado pelo fato de termos estudantes de vários lugares do território nacional e não só do município e cidades vizinhas.
O que foi feito pelo respectivo padre é, não apenas contraproducente, mas também parece infringir a lei. Como servidores instituídos, temos um estatuto, normas a seguir e um código de ética a cumprir. Não estamos em uma terra sem lei, e a internet não é um território de impunidade. Além disso, uma homilia não deve ser usada para espalhar ódio e calúnias.
Nossa Constituição menciona o Art. 205, que estabelece que a educação é um direito de todos, um dever do Estado e da família, e deve ser promovida com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, à preparação para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho.
As declarações do padre são desrespeitosas, injustas e não contribuem para o desenvolvimento das pessoas. Nossa instituição está de portas abertas para receber a comunidade para discutir nossas práticas. Nossos conselhos escolares estão abertos à comunidade, assim como nossas reuniões.
Valorizamos a educação e nos solidarizamos com o IFC e todos os educadores comprometidos com a promoção do conhecimento, da tolerância e do respeito mútuo. Repudiamos todo e qualquer discurso de ódio e entendemos que a educação laica, constrói um ambiente onde todas as formas de pensamento podem ser acolhidas e respeitadas.

Sombrio, 22 de setembro de 2023.