SINASEFE
Seção Sindical de Santa Rosa do Sul
O SINASEFE é o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, a Seção Sindical de Santa Rosa do Sul, representa os servidores docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculados ao Campus Santa Rosa do Sul e Campus Avançado Sombrio do Instituto Federal Catarinense.
Seu surgimento e sua trajetória.
A Seção Sindical Santa Rosa do Sul, foi fundada em 25 de abril de 1995 (confira a ata de fundação e da eleição da primeira Diretoria Executiva da Seção), pelos servidores da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio, localizada na cidade de Santa Rosa do Sul, no bairro Vila Nova. Através de uma comissão provisória de fundação da seção sindical, a qual juntamente com seus pares, perceberam que precisavam de muita organização para se mobilizar em torno de suas novas carreiras de servidores públicos e para a expansão da educação pública para todos, garantindo direitos e respeito para a categoria.
Neste contexto, este sindicato tem como objetivos: organizar, representar e dirigir sindicalmente, numa perspectiva classista, autônoma, democrática e participativa, a luta dos servidores federais da Educação Básica e Profissional, por melhores condições de vida e de trabalho, a partir de seus interesses imediatos e históricos.
Nossas Bandeiras e nossas conquistas.
- Educação Pública, Gratuita, Laica, com Referência Social;
- Por uma sociedade sem explorados;
- Democratização das Instituições Federais de Ensino;
- Redução da jornada de trabalho, sem redução salarial;
- Reajuste linear e constante da remuneração não permitindo a redução salarial a partir da corrosão inflacionária;
- Por uma carreira única dos trabalhadores (as) em educação;
- Paridade entre ativos e aposentados;
- Contra todo tipo de discriminação ou intolerância racial, homofóbica ou de gênero;
- Autonomia dos trabalhadores (as) frente ao Estado.
Dentre seus princípios, destaca-se a defesa intransigente da educação popular, científica e tecnológica, pública, laica, gratuita e de qualidade, tendo a escola como espaço de trocas de saberes, de pluralidade de opiniões, de concepções de sociedade de diferentes preceitos.
Por conseguinte, deve impulsionar a luta dos servidores, agir ativamente contra o desmonte do serviço público e potencializar o desenvolvimento e manutenção de uma educação dentro dos princípios emancipatórios e dialéticos.